terça-feira, 17 de maio de 2011

CLEVANE PESSOA NOTICIA EVENTO DA AACLIP.







RECEBI DE CLEVANE PESSOA, VIA E-MAIL, A DIVULGAÇÃO DO EVENTO DA SESSÃO PLENÁRIA FESTIVA DA ACADEMIA DE ARTES, CIÊNCIAS E LETRAS DA ILHA DE PAQUETÁ (AACLIP). ESSA PLENÁRIA CONTARÁ COM A ILUSTRE PRESENÇA DO CONDE THIAGO DE MENEZES.


LEIAM ABAIXO O QUE ELA NOS MANDOU:





"Fim de maio em Paquetá, a Honraria dos Andradas e o prélançamento de A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO, do Conde Thiago de Menezes-Presidente da FALASP


O livro instigante e verdadeiro sobre a dançarina LUZ DEL FUEGO-Flávia Vivacqua- uma corajosa mulher que lutou contra preconceitos, foi naturista, nudista e dançava com cobras, que enfrentou por seus ideias e arte, família tradicional e sociedade de costumes vigentes, escrito por Thiago de Menezes, é um livro-reportagem,fruto de cuidadosa pesquisa e enriquecido com fotos do acervo do autor, será prélançado na ilha de Paquetá, RJ (evento das AACLIP, veja abaixo ), na data de 27 de maio deste mês.

Neste ano de 2011, Thiago de Menezes, prolífero autor, Presidente da FALASP - Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de S.Paulo (que conta com ramificações em outros estados ) e da academia pré-Andina de Artes, Cultura Y Heráldica , entre várias mais, lança A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO (Editora All Printe-SP) logo após o grande sucesso de vendas A SENHORA DA BENGALA MÁGICA e OUTRAS SENHORAS -onde revive a historia de Maria Augusta Nielsen e outras glamourosas socialites, entremeada com fatos histórico-sociais de um País que já teve muito glamour, onde a verdadeira etiqueta- o "savoir faire"- era condição de elegância si ne qua non em especial para as mulheres.

Baby Garroux fez a apresentação em A VERDADEIRA LUZ DEL FUEGO e eu, Clevane Pessoa-do PEN Clube de Itapira, terra do autor- o prefácio.Confesso que o livro caraminholou minhas relembranças de menina e eu, que luto pelos direitos femininos, muito o apreciei.De alguma forma, a personalidade forte de Dora Vivacqua lembra-me a de outra danceuse, a renomada Isadora Duncan , que rompeu padrões do balé para dançar descalça e com levíssimas túnicas sobre o corpo nu, mudando padrões e desafiando costumes.Ambas foram escritoras e tiveram sobeja vida amorosa. Um prazer , apresentar esse livro, fadado ao sucesso.

Vejam a capa que não é um mero desenho mas uma das fotografias de Luz del Fuego, com sua jibóias e sua exuberância corporal.

A AACLIP terá então, no dia 27 de maio , o evento abaixo descrito, nessa lendária Ilha de Paquetá, cenário do famoso romance brasileiro A MORENINHA, de Joaquim Manoel de Macedo o primeiro do Romantismo no Século XIX, brasileiro e que povoou muitos sonhos , conquistou leitores, pelo enredo, que embora simples, propõe enigmas, instiga o leitor a saber o desfecho de um romance .Se o enredo tem base numa aposta, a protagonista trazia ao imaginário a cor da mulher brasileira, os costumes de época.A imagem da jovem , a pedra, o mar, a leve e interessante trama, ainda são claros em minha memória, da primeira leitura, na pre-adolescência.

Thiago de Mello, que tem o dom da palavra,a elegância da retórica , não nega, com os gestos precisos e a expressão adequada ao contexto de suas palestras, que foi discípulo de Maria Augusta Nielsen -a lendária mas veraz diretora da SOCILA.Ele proferirá a palestra "Como eu vejo Paquetá, com seus encantos e tradições: A AACLIP e a lembrança de Luz del Fuego".

Fiel à memória da História brasileira,no caso, relativamente a Paquetá, o presidente da FALASP, não esqueceu os ANDRADAS, relevantes figuras , o Conde Thiago os homenageará ao outorgar "HONRARIA DOS ANDRADAS " alguns acadêmicos e outras personalidades selecionadas para tal.

Temos certeza de que será um belo evento e um congraçamento sociale acadêmico inesquecível.

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Belo Horizonte, 16 de maio de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário