sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CARNAVAL!!!!!!!!!

Bom, amigos: o Carnaval já está aí, mesmo sendo ainda sexta-feira (ele começa cada vez mais cedo). Muito embora, tudo o mais fique parado, o Carnaval movimenta o "dindin" em nosso país: tanto os turistas internos, quanto os estrangeiros, garantem empregos e rendas extras.
Eu adoro Carnaval e sinto que ele vem se renovando, até aqui no Rio de Janeiro. Renovando talvez não seja a palavra certa: vem resgatando um pouco do Carnaval antigo, principalmente, com os blocos de rua (ou de camiseta). Tenho o privilégio de morar num local aonde é possível brincar sem stress, beber sem se preocupar em dirigir, no máximo ter cuidado para não mergulhar no mar de bicicleta e tudo após ter tomado "uma e outras" tantas. Nos blocos se vê bebês, grávidas, jovens, idosos, homem, mulheres, juntos, numa democracia interessante onde, nesse dia, é só confraternização. Como, nem tudo é perfeito, ainda restam uns desafetos que procuram resolver, no tapa, as angústias guardadas durante o ano. Mas, entre mortos e feridos, sempre salvam-se todos!
Aproveitem essa festa. Quem é espírita sabe o que anda por aí, no astral desse dia. É só fazer uma reza forte, precaver-se e, também aproveitar. Pois nesses dias, de forma saudável, também é possível liberar nossas fantasias. Ser quem não se pode ser durante o ano. Apesar de que, hoje em dia as pessoas não têm mais tantos pudores durante todo o ano e tornam-se vilões 362 dias do ano; poderiam se fantasiar então de avatares do mundo, se não fosse uma blasfêmia.
Essa é a grande magia do Carnaval: viver esse nosso outro lado, nos tornar reis, ciganas, piratas, fantasmas, carrascos ou o que fôr possível: tudo é sonho, é imaginação, mentirinha.
É preciso que resgatemos o lado lúdico dessa festa, brincando, extravassando as dores através do riso, da farsa, para que elas não nos transforme em vilões reais nos dias subsequentes.
No Carnaval renovamos nossa alma, personificando nossos desejos, tornando-os real nesses três dias; somos, então, felizes, para aguentarmos a ilusão que são os dias do resto do ano, entre conduções lotadas, assaltos, corrupção, sequestros e baixo salário.
BOM CARNAVAL!

Um comentário:

  1. O Carnaval da Ilha de Paquetá tem uma característica própria. É Carnaval "família". Nos Blocos carnavalescos está o marido tocando na bateria, a esposa e filhos numa das alas, a vovó na ala das baianas. A família "brinca" junta.
    Realmente um dos melhores carnavais do Brasil.
    Jacques Azicoff
    Presidente da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande.

    ResponderExcluir