segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

REPORTAGEM SOBRE O EVENTO DA LIVRARIA DA EDUFF - PUBLICADO NO SITE DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Katia Pino: "É preciso gostar da nossa casa, que é o nosso coração"
Uma emocionante lição de vida. Assim pode ser resumida a trajetória da bela estrelinha-do-mar Lili, narrada no Sábado Animado, que integra a Programação Infantil da Editora da UFF. A história da estrela que estava insatisfeita com a sua condição de estrela-do-mar e sonhava em ser uma estrela do céu, foi contada de maneira divertida, colorida e didática. A contação de histórias aconteceu na Livraria Icaraí, que fica na Rua Miguel de Frias, 9, anexo, Icaraí, Niterói.

Enquanto Katia Pino, autora do livro Lili, a estrela do mar, envolvia as crianças na narrativa, o ator Áureo Ramos lentamente se tranformava em um astro sideral pra lá de exótico – vermelho, de óculos, peruca brilhante, uma estrela na cabeça e botas brancas. Ele explica que a fantasia representa um astro (um cometa, um planeta ou uma estrela, entre outros) que observa Lili durante todo o seu percurso que vai do sonho de ser uma estrela celeste até o momento em que ela percebe que o seu lugar é no mar, onde Lili, afinal, é muito mais feliz.

Na segunda parte da contação, Katia Pino abriu espaço para perguntas do público e destacou o objetivo da obra. “A mensagem que a Lili passa é que nós precisamos nos aceitar, do jeitinho que somos. Claro que podemos e devemos sonhar, mas é essencial aceitarmos algumas características únicas que possuímos, cada um de nós, em vez de achar que são problemas”, observa a escritora. Segundo Katia, a estrelinha viajou para muito longe na tentativa de encontrar a felicidade, quando, na verdade, ela não precisava ter feito todo este esforço. “A Lili teve que ir para um lugar distante de casa para finalmente descobrir que a felicidade estava dentro dela”, ressalta. Moradora de Paquetá, Katia Pino diz que a inspiração para escrever vem da natureza e tranqüilidade do lugar. “Não tem poluição sonora lá na ilha. Além disso, a gente ouve os pássaros e isso é muito inspirador”.

Seguindo a verdadeira vocação – Não foi só o figurino do ator Áureo Ramos que chamou a atenção da garotada. Sua história de vida também despertou o interesse da platéia. O artista contou sua trajetória desde os tempos em que cursava a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no Rio, até o instante em que decidiu mudar o curso de seu destino. “Quando estava com o livro da Katia em minhas mãos, fiquei maravilhado. Eu me vi na Lili e decidi que era preciso contar essa história, porque é a história da minha vida”, conta Ramos, cuja bem-sucedida parceria com Katia Pino começou graças ao livro Lili, a estrela do mar. “A Lili é a história de cada um de nós. E, apesar da voz grossa, eu incorporei bem a Lili, vocês não acham?”, comentou, brincando, o ator, que também é engenheiro, historiador e poeta.

A autora – Katia Pino é escritora, psicóloga clínica, professora de Psicologia, poetisa e cronista. Em 2007, lançou o livro Lili, a estrela do mar na XIII Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro e participou das coletâneas Bienal Mais e Caderno de Poesia 33. Em 2008, participou da coletânea Perfil 2008, da Associação Profissional dos Poetas do Estado do Rio de Janeiro (APPERJ), organizada por Sérgio Gerônimo. É membro da APPERJ, da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto-Juvenil (AEIL-IJ) e membro fundador da Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá (AACLIP). No dia no dia 2 de dezembro, a autora estará participando do lançamento da Revista Plural, na Biblioteca Estadual Euclides da Cunha, que fica na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

Na foto, o ator Áureo Ramos, caracterizado como um astro que observa a trajetória da estrela Lili, e a autora Katia Pino.


Publicado em 23/11/2008

©2003 - EdUFF - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário