quinta-feira, 7 de maio de 2009

SOU MULHER






Surge, enfim, SOU MULHER.


Meu novo livro.


Tudo a ver com o mês de maio.



A ideia desse livro surgiu há dois anos, quando do lançamento de meu livro infantil na Bienal de 2007. O objetivo era reunir, num volume, as “coisas” mais significativas que escrevera desde a adolescência até agora; daí surgiram crônicas dos vinte, dos trinta e dos quarenta. Coloquei, também, as poesias escritas nessas faixas de idade como eram: aquelas “intrusas” desejadas – poesias intrometidas – que surgiam inesperadamente, do nada, entre uma crônica e outra. Nunca me vi poeta, mas a poesia sempre estivera ali, me acompanhando. E só agora percebo.
Ao rever os escritos e digitá-los para mandá-los ao meu editor, comecei a observar as mudanças que sofri ao longo dos anos, nos temas abordados e, principalmente, na minha visão da vida, na forma de encarar o mundo; tudo se transformara: da adolescente deprimida que escrevia, como disse Lispector “porque, escrevendo, pelo menos eu pertencia um pouco a mim mesma”, passando pela jovem senhora que fui, tentando ser a atriz principal de minha própria vida até os dias de hoje, essa mulher de quase cinqüenta, que teima em ser uma metamorfose.
Todas essas mulheres que fui, ainda moram nessa que sou, ou melhor seria dizer, que estou hoje. E o mais gostoso é constatar que sobrevivi a todas, me superando e às crenças que me foram ensinadas e que teimei em carregar durante um tempo que, hoje considero, longo demais. Neste livro fiz uma revisão de mim mesma e faço, ao final, uma homenagem, publicando alguns escritos de outra mulher que, de certa forma, ainda me habita também: minha mãe!
Estou aqui, inteira, quase cinquenta, contendo a Katia de vinte, a Katia de trinta, a Katia de quarenta. Por isso, o livro é dividido em faixas etárias e, em cada uma, mesclam-se crônicas e poesias, sem ordem alfabética, apenas na ordem do nascimento pelo coração. Nestas páginas revelo a mim e às minhas ideias sobre os pequenos grandes temas da vida. Espero que essa revelação toque seus corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário