segunda-feira, 28 de março de 2016

XVI ENCONTRO NACIONAL DO PROLER

Em seguida ao I ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS - TERRITÓRIO LEITOR (de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2015), aconteceu o XVI ENCONTRO NACIONAL DO PROLER, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2015. Sob a condução do Coordenador Geral de Leitura, Fernando Braga e a participação de Comitês do Brasil inteiro, representados por coordenadores de vários Estados do Brasil. Todas as regiões estavam ali representadas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Pessoa que fazem o trabalho de "formiguinha". A primeira parte aconteceu no Edifício Parque Cidade Corporate, em sala de reunião. Houve apresentação de todos os Comitês, mostrando o trabalho, sugestões e propostas. Todo o evento foi gravado e documentado pelo MinC. Durante a fala do Comitê PROLER Paquetá foi entregue em plenária ao Coordenador Fernando Braga, documento com o histórico da Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá (AACLIP), signatária do Termo de Parceria entre esta e o MinC, em vigor até abril de 2017, assinado na gestão de sua Presidente Vânia Barboza da Silva. O Comitê também foi apresentado, com uma panorâmica de suas atividades, parceiros, perspectivase propostas. A culminância do evento foi no dia 04/12 quando os Comitês entregaram um documento reunindo propostas e reivindicações dos Comitês ao Ministério da Cultura. Foram eleitos 2 representantes dos Comitês, por Regiões, para compor o Conselho Consultivo junto ao MinC.















I ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS: TERRITÓRIO LEITOR


De 30 de novembro a 02 de dezembro de 2015 foi realizado o I ENCONTRO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS - TERRITÓRIO LEITOR, organizado pelo Ministério da Cultura e pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC. Construir políticas públicas para a área do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas é pensar nos diferentes pontos de contato entre estes atores. Em 2006, o MinC e o Ministério da Educação em diálogo com a Sociedade Civil consolidaram uma política que tem sido norteadora para as ações: o PNLL - Plano Nacional do Livro e Leitura, que se estrutura em 4 grandes eixos. Este Encontro, mais do que constatar as dificuldades, propiciou o diálogo de boas práticas e buscou viabilizar um Brasil que se conecte com cada ação de promoção da leitura nos diferentes estados, municípios e bairros. "Um por todos e todos por um Brasil de leitores" foi o lema deste Encontro. Baseado nisso, o Encontro promoveu a participação dos representantes do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER). Por isso, a coordenadora do Comitê PROLER Paquetá (Sra. Katia Machado Pino) pode comparecer, representando tanto o referido Comitê, assim como a Academia de Artes, Ciências e Letras da Ilha de Paquetá (AACLIP), entidade signatária do Termo de Parceria, que está em vigor até abril de 2017, assinado na gestão de sua Presidente Vânia Barboza da Silva. Um grande marco para a Cultura, para a promoção da Leitura, tanto em nossa Ilha quanto em todo o território brasileiro. Uma grande programação, com mesas de debates, representantes de vários países, tanto na parte governamental quanto na área privada. Pudemos conhecer as políticas públicas desta área em vários países: Uruguais, Paraguai, Chile. Pudemos conhecer experiências e iniciativas que estão dando certo pelo país e pelo mundo afora. Às vezes com incentivos financeiros e às vezes não. O grande marco foi a assinatura do TERMO DE PARCERIA DO MINISTÉRIO DA CULTURA com a BILL & MELINDA GATES FOUNDATION.














quarta-feira, 23 de março de 2016

BATE-PAPO NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO BRUNO - ILHA DE PAQUETÁ.


Hoje, dia 22 de março de 2016, estive na Escola Municipal Pedro Bruno, em Paquetá, para um Bate-papo sobre a arte da escrita e a importância da leitura na formação do cidadão, com a  turma 8901, Aceleração-3. O convite foi feito pela Professora Bruna Letícia, que está desenvolvendo um belíssimo trabalho de estímulo, descoberta e aprimoramento de talentos.

AMEI passar parte da manhã com esses jovens alunos. Poder conversar, ensinar e também aprender. Gosto desta troca; sempre aprendo muito com eles.
Obrigada pela oportunidade. Agradeço também à diretora Maria Célia pela recepção.
Fiquei muito sensibilizada ao receber o desenho realizado pelo aluno Diego, com minha figura saindo de um livro; além disso uma bela caixinha feita por eles também e uma caixa de bombons para saborear na Páscoa. Muito obrigada pelo carinho, de coração.

























segunda-feira, 21 de março de 2016

APPERJ SOBE A SERRA.

Dia 19 de março tive a oportunidade de participar, como poeta apperjiana, do projeto: APPERJ SOBE A SERRA. Esse projeto fez parte da comemoração pelo Dia da Poesia (14 de março) organizado pela Academia Brasileira de Poesia, de Petrópolis em parceria com a Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro.

Foi uma tarde memorável, muito agradável. Palestras muito interessantes, mesa redonda sobre poesia, roda de poesia, lançamento do livro da jovem escritora Laura Baltar da Silva e a convivência e recepção calorosa dos poetas petropolitanos.
Agradeço ao meu Presidente Sérgio Gerônimo, ao meu Vice-Presidente Mozart Carvalho, à Catarina Maul (Presidente da ABP) e Leandro (Vice-Presidente ABP).

Uma parte interessante da comemoração foi a passeata de poetas, com o "Tem poesia no caminho", onde vamos declamando e distribuindo livros pela cidade. O objetivo é que a pessoa leia o livro e depois o passe adiante, para tornar a leitura democrática.